sexta-feira, 10 de julho de 2009

Motivos para ser patriota


Bom, esses dias, eu estava vendo o jornal na tv, e passou uma notícia de uma mulher que tinha um papagaio silvestre que ela criava há um bom tempo, e o Ibama não deixou mais ela ter esse papagaio, porque era uma ave silvestre, e ainda ela tinha que prestar serviços comunitários.O governo não achou nenhuma exceção.
Foi quando eu pensei. Pra uma mulher simples, que não está causando mal há humanidade, que a ave já era praticamente a filha dela, o governo não acha exceções, e ainda ela tem que pagar por um crime que nem deveria contar como um crime.
Agora, pra uma pessoa que cria um pitbull que sai na rua e que pode matar, pode ficar com o dono, pode ser livre. Ou comparando com algo pior,um político que rouba milhões, e engana uma nação inteira, é sempre absolvido.
Quando a gente se depara com coisas assim, a gente faz a pergunta, que também é título de música: QUE PAÍS É ESSE?
A única resposta que a gente encontra é: esse é o Brasil.
Fale quem quiser, que eu não sou patriota, que eu não gosto do Brasil. Mas quem vai gostar de um país assim.Onde só se ouve falar em corrupção em brasília, crise no senado, impunidade.Gente, o Brasil tem tanta coisa bonita, tanta coisa boa pra falar, mas o que há de ruim sempre se destaca.
Até mesmo a nossa cultura, o Brasil tem Samba, Bossa Nova, Carnaval. Mas o que aparece e que se destaca é sempre o Funk, a mulher de shortinho rebolando, o créu, o tráfico nas favelas.
Que imagens, e que exemplo nós damos para o exterior?
O que também me fez pensar nisso, foi aquele filme Turistas. Quando eu vi, eu pensei: Ou esses americanos são muuito filhos da p*ta, ou essa é a imagem que a gente manda pro exterior.
Eu até vi que estavam tentando processar os criadores do filme e tal, mas talvez, é bom que a gente veja essas coisas, pra ver se a gente se toca de que tipo de país nós somos.
Talvez eu esteja exagerando, porque também mandamos coisas boas pra lá, muitos turistas que vêm ao Brasil, são americanos e europeus, eu tenho que pensar por esse lado. Mas para um extrangeiro fazer um filme desses, muita coisa de errado ele viu, e que até nós vemos aqui. Agora eu acho que não é mais um caso de pensar globalmente e atuar localmente, aqui onde eu moro eu não vejo tráfico, tiroteio e funk (eu pelo menos não ouço funk), muito menos mulher de shortinho rebolando.
Talvez, se quem está acima de nós, quem nos lidera, pensasse em se mexer, se os governantes pensassem menos em sair lucrando desonestamente, e pensassem mais em mudar a nossa sociedade.Pensassem em prender pessoas que roubam milhões do país, ou políticos corruptos, do que uma mulher que cria um papagaio, ou um menino que rouba uma manteiga da feira, já poderia ser grande coisa.

Motivos pra ser patriota, temos vários.Mas será que é o suficiente?
A esperança é a última que morre, né?!

Um beijo, até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário